Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Grupo Movimento - A Psicomotricidade na Educação Infantil

"Convivemos nos dias atuais, com uma intensa estimulação ao consumo por parte da sociedade, transferindo nossas reais necessidades de SER (afeto, limite, carinho) pela ilusão de que o TER nos salvará a falta original, a partir do qual se articula todas as potencialidades do desejo. Diante da realidade social, buscamos proporcionar nos espaços de Educação Infantil, relação e contato, permitindo uma percepção mais próxima dos desejos de cada um, do grupo e das diferenças. Para isso temos o corpo em movimento. Uma trama de sensações cinestésicas, sensoriais, emocionais, neurológicas... organizadas por vias receptivas e expressivas onde a criança integra estes estímulos produzindo marcas que a façam perceber a si e ao outro, na relação."

"Uma das principais propostas deste trabalho na Educação Infantil, portanto é o de criar espaços e oportunidades onde as crianças se vejam podendo realizar várias atividades, sempre experimentando, pois acreditamos que é só assim que elas podem de fato, tornar-se cada vez mais saudáveis, confiantes e autônomas."
Barbara B.Valle Otoni
Fonoaudióloga especialista no conceito neuroevolutivo Bobath da Associação Pestalozzi de Niterói, docente da pós-graduação em Psicomotricidade da APN, Psicomotricista do Grupo Movimento atuando no Centro Educacional Estação do Aprender e Jardim de Infância Meu Sonho, com Educação Infantil. 
 

Leia o artigo completo de Barbara B. Valle Otoni:
http://tinyurl.com/29vpacp

Nosso objetivo é proporcionar um tempo e lugar, onde é permitido que se viva os seus fantasmas, sem gerar incorrência e nem ambivalência, na medida em que o adulto e criança saibam a cada momento o que estão fazendo e que papel estão desempenhando...


quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Fonte da Juventude

Quando penso em corpo penso no tempo. Como o tempo modifica esse corpo. Não digo só em estética mas principalmente em vitalidade. Essa motivação de "tocar" os projetos em frente e satisfazer seus ideais mais profundos.
Mas se o corpo fica mais pesado, o ânimo se desintegra, a visão fica enevoada, haja incentivo e auto-ajuda para não deixar tudo parar.
Descobri em um curso sobre Educação Física Gerontológica, que participei há muito tempo,  um livro chamado "A Fonte da Juventude" de Peter Kelder que cita 5 ritos tibetanos, os quais praticados diariamente retardam o envelhecimento e podem retroceder esse processo. Hoje além da nova edição revisada, existe o volume dois que aprofunda mais o tema.
Não sei se estou ficando mais jovem mas tenho disposição renovada para começar meus dias. Recomendo...

sábado, 10 de julho de 2010

Torneio de Futsal - Copa do Conhecimento - Nossa Copa

Finalmente chegou o dia tão esperado pelos alunos do CIEP Patrice Lumumba.

Depois de trabalharmos a Copa do Mundo de Futebol em diferentes "ângulos", de torcermos e sofrermos com a nossa seleção, a garotada pôde soltar seu grito de guerra e festejar muito dentro de um jogo de Futebol!
E o melhor de tudo, eram eles os personagens do evento. Tanto na quadra quanto na arquibancada, todos vibraram, cantaram, lutaram e marcaram seus gols.
 
Ficamos devendo um torneio para as meninas que acontecerá no próximo semestre.


Parabéns aos Alunos e Professores!



Onda! Onda! Onda! A festa da Torcida! Olha a "Ôla"!!!