Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Corrida de Fórmula T(Tampinha)-Educação Física

 Oi Pessoal,   
Aconteceu de novo na aula de Educação Física, lá no CIEP Patrice Lumumba, uma brincadeira com giz no chão, onde transformamos tampinhas de garrafas em pequenos veículos com propulsão a petelecos disputando corridas em emocionantes circuitos desenhados por nós. Os alunos que participaram são do terceiro ano turno Integral.



Visitem e Apreciem!!!
Abraços.

sábado, 13 de novembro de 2010

Implante Odontológico ( 09 Nov 2010 )

Olá Amigos,
Esse blog entre outras coisas trata de corpo então resolvi compartilhar com vocês essa experiência que vivi com o meu.  Para ser mais exato o local dessa vivência foi na minha mandíbula, arcada dentária inferior, no lugar no penúltimo molar esquerdo, que tive que extrair a uns dois anos e onde fiz na mesma época um enxerto ósseo. ( Vide RX panorâmico feito em agosto/10, o espaço vazio embaixo antes do último dente ).

Após aguardar o tempo mais que necessário para que o enxerto ósseo ficasse firme, entrei na fila da clínica de Implate Odontológico da IOPUC ( Instituto de Odont. da PUC-RJ ). Mais alguns meses se passaram até que fui chamado e iniciamos o processo.

Primeiro assisti uma palestra esclarecendo como seriam os procedimentos, os prazos e custos envolvidos. Fiquei sabendo que meu caso era simples pois se tratava só de um dente e, sendo assim, bastaria implantar um parafuso de titânio no espaço do antigo dente e posteriormente colocar um bloco ou dente de metal ou porcelana.

Esse é o parafuso.  Ele foi implantado há menos de uma semana.  Estava nervoso mas confiava na anestesia e na técnica dos profissionais envolvidos.  Ainda estou com os pontos da sutura mas parece que tudo está correndo bem e amanhã paro com o anti-inflamatório.

Como falei, a anestesia é tudo nessas horas e foi.  Não senti dor alguma, a não ser das agulhadas da própria e depois já no final quando tive um reforço da mesma.

Não senti quando o dentista abriu a gengiva e marcou no osso o local da furação. Nem depois quando o furo foi sendo feito na mandíbula, broca após broca, da mais fina até a do diâmetro do parafuso.

Buraco aberto, hora de colocar o implante no lugar.  Tudo estava correndo bem até que o parafuso travou e não descia mais. Foi preciso calma para tirá-lo e colocá-lo algumas vezes e ainda mais umas furadas com uma broca mais larga.

Feito isso, parafuso implantado no lugar certo, só faltava costurar a gengiva, chamado de sutura, que levou uns cinco pontos mais ou menos.  A orientação foi para ficar tranquilo, repouso, higiene bucal normal sem bochecho. A medicação e uma semana para retirar os pontos.

Conclusão: Extrair dente é muito pior que implantar um. Viva a mastigação!!!

Olha ai embaixo como está ficando o sorrisão!

É isso aí! Abraços.