Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Trabalhando a psicomotricidade - Projeto é tempo de bola



Trabalhando a psicomotricidade - Projeto é tempo de bola


CONHEÇA O PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA SIMONE, DA ESCOLA MUNICIPAL DRA DÂMINA, lavras, mg.

Como estamos em clima de copa, nada melhor do que um projeto privilegiando a bola uma vez que é apreciado não somente por crianças, mas por todas as idades.
Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

OBJETIVO GERAL:

AJUDAR O ALUNO A PERCEBER-SE, PERCEBER O OUTRO (PROFESSORES E COLEGAS) E PERCEBER-SE COMO MEMBRO DE UM GRUPO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• VIVENCIAR SITUAÇÕES LÚDICAS QUE POSSIBILITEM A EXPRESSÃO DO PRAZER, DE CONFLITO, DE FRUSTRAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E APRENDIZAGEM.

• APRENDER NOVAS BRINCADEIRAS.

• INICIAR ATIVIDADES DE GRUPO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS.

• TRABALHAR COM A PSICOMOTRICIDADE.

DESENVOLVIMENTO:

- A BOLA É UM BRINQUEDO MUITO APRECIADO PELAS CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE, POR ISSO ELA FOI PRIVILEGIADA NESTE PROJETO; ALÉM DISSO, TRABALHAMOS A COORDENAÇÃO MOTORA.

- NO PRIMEIRO MOMENTO SERÃO DISPONIBILIZADOS AOS ALUNOS VÁRIOS TIPOS DE BOLA, DE DIFERENTES TAMANHOS E MATERIAIS. DEIXAR QUE A CRIANÇA MANIPULE E BRINQUE LIVREMENTE PELO PÁTIO DA ESCOLA.

-LOGO APÓS, PEDIR AS CRIANÇAS PARA FORMAREM UM CÍRCULO, SENTADOS NO CHÃO. CONVERSAMOS SOBRE VÁRIOS TIPOS, TAMANHOS E TEXTURAS DAS BOLAS QUE HAVIA NO COLÉGIO.

SUGESTÕES PROPOSTAS PARA OUTROS DIAS:

- AO SOM DE UMA MÚSICA, FAZER UMA RODA E CADA DUAS CRIANÇAS GANHA UMA BOLA PARA DANÇAR, EQUILIBRANDO-A NA TESTA, NA BARRIGA E NO BUMBUM.

- CONVERSA SOBRE O QUE É ESPORTE, QUAIS OS ESPORTES QUE CONHECEMOS QUAIS OS ESPORTES QUE UTILIZAM A BOLA.

- TRABALHAR O JOGO DE FUTEBOL. PARA BRINCAR, DIVIDIR A TURMA EM EQUIPES E OS DOIS TIMES ESCOLHEM O NOME REPRESENTAR O GRUPO.

- CONFECCIONAR BOLAS DE MEIA-FINA, FAZER BRINCADEIRAS COMO BOLICHE, TIRO-AO-ALVO, E BOLA-AO-CESTO.

- BRINCADEIRA COM BALÃO: JOGAR 2 BALÕES PARA O ALTO E PEDIR QUE AS CRIANÇAS NÃO O DEIXEM CAIR. GANHA A EQUIPE Q FICAR MAIS TEMPO COM O BALÃO SEM CAIR NO CHÃO.

- COM UM ARCO DE BAMBOLÊ FAZER O JOGO DE BOLA AO CESTO (BASQUETE).

- PESQUISA EM JORNAIS E REVISTAS FIGURAS SOBRE BOLA;

- POESIA: A BOLA DE CECÍLIA MEIRELES

- DESENHOS

-BOLAS DE PAPEL AMASSADO (ARREMESSAR AO CESTO DE LIXO)

- JOGO DA MEMÓRIA

AVALIAÇÃO:

SERÁ REALIZADA NO DECORRER DE TODO O PROJETO, NA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS BRINCADEIRAS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES UTILIZANDO O SITE:WWW.APRENDEBRASIL.COM.BR PARA A COPA DO MUNDO 2006:

1- SITE WWW.APRENDEBRASIL.COM.BR:

CLICAR EM ESPECIAL COPA DO MUNDO 2006 E CLICAR NOS CONTINENTES PARA AMPLIAR E DEPOIS NOS PAÍSES PARA SABER QUAIS VÃO PARTICIPAR DA COPA;

2- SITE WWW.APRENDEBRASIL.COM.BR:

CLICAR EM ESPECIAL COPA DO MUNDO 2006 -PESQUISA ESPECÍFICA - SITE OFICIAL DA COPA > DIVERSÃO E JOGOS > JOGO DA

MEMÓRIA;

3- SITE WWW.APRENDEBRASIL.COM.BR: CLICAR EM ESPECIAL COPA DO MUNDO 2006 -

PESQUISA RÁPIDA - EM SITES AVALIADOS NA PÁG.6, CLICAR NO ITEM 176 “COPA DO “MUNDO” EM QUE O MENINO MALUQUINHO, COMENTA SOBRE O SURGIMENTO DA COPA E AS PARTICIPAÇÕES DO BRASIL NAS COPAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário