terça-feira, 27 de julho de 2010

Grupo Movimento - A Psicomotricidade na Educação Infantil

"Convivemos nos dias atuais, com uma intensa estimulação ao consumo por parte da sociedade, transferindo nossas reais necessidades de SER (afeto, limite, carinho) pela ilusão de que o TER nos salvará a falta original, a partir do qual se articula todas as potencialidades do desejo. Diante da realidade social, buscamos proporcionar nos espaços de Educação Infantil, relação e contato, permitindo uma percepção mais próxima dos desejos de cada um, do grupo e das diferenças. Para isso temos o corpo em movimento. Uma trama de sensações cinestésicas, sensoriais, emocionais, neurológicas... organizadas por vias receptivas e expressivas onde a criança integra estes estímulos produzindo marcas que a façam perceber a si e ao outro, na relação."

"Uma das principais propostas deste trabalho na Educação Infantil, portanto é o de criar espaços e oportunidades onde as crianças se vejam podendo realizar várias atividades, sempre experimentando, pois acreditamos que é só assim que elas podem de fato, tornar-se cada vez mais saudáveis, confiantes e autônomas."
Barbara B.Valle Otoni
Fonoaudióloga especialista no conceito neuroevolutivo Bobath da Associação Pestalozzi de Niterói, docente da pós-graduação em Psicomotricidade da APN, Psicomotricista do Grupo Movimento atuando no Centro Educacional Estação do Aprender e Jardim de Infância Meu Sonho, com Educação Infantil. 
 

Leia o artigo completo de Barbara B. Valle Otoni:
http://tinyurl.com/29vpacp

Nosso objetivo é proporcionar um tempo e lugar, onde é permitido que se viva os seus fantasmas, sem gerar incorrência e nem ambivalência, na medida em que o adulto e criança saibam a cada momento o que estão fazendo e que papel estão desempenhando...


Nenhum comentário:

Postar um comentário