Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Implante Odontológico ( 09 Nov 2010 )

Olá Amigos,
Esse blog entre outras coisas trata de corpo então resolvi compartilhar com vocês essa experiência que vivi com o meu.  Para ser mais exato o local dessa vivência foi na minha mandíbula, arcada dentária inferior, no lugar no penúltimo molar esquerdo, que tive que extrair a uns dois anos e onde fiz na mesma época um enxerto ósseo. ( Vide RX panorâmico feito em agosto/10, o espaço vazio embaixo antes do último dente ).

Após aguardar o tempo mais que necessário para que o enxerto ósseo ficasse firme, entrei na fila da clínica de Implate Odontológico da IOPUC ( Instituto de Odont. da PUC-RJ ). Mais alguns meses se passaram até que fui chamado e iniciamos o processo.

Primeiro assisti uma palestra esclarecendo como seriam os procedimentos, os prazos e custos envolvidos. Fiquei sabendo que meu caso era simples pois se tratava só de um dente e, sendo assim, bastaria implantar um parafuso de titânio no espaço do antigo dente e posteriormente colocar um bloco ou dente de metal ou porcelana.

Esse é o parafuso.  Ele foi implantado há menos de uma semana.  Estava nervoso mas confiava na anestesia e na técnica dos profissionais envolvidos.  Ainda estou com os pontos da sutura mas parece que tudo está correndo bem e amanhã paro com o anti-inflamatório.

Como falei, a anestesia é tudo nessas horas e foi.  Não senti dor alguma, a não ser das agulhadas da própria e depois já no final quando tive um reforço da mesma.

Não senti quando o dentista abriu a gengiva e marcou no osso o local da furação. Nem depois quando o furo foi sendo feito na mandíbula, broca após broca, da mais fina até a do diâmetro do parafuso.

Buraco aberto, hora de colocar o implante no lugar.  Tudo estava correndo bem até que o parafuso travou e não descia mais. Foi preciso calma para tirá-lo e colocá-lo algumas vezes e ainda mais umas furadas com uma broca mais larga.

Feito isso, parafuso implantado no lugar certo, só faltava costurar a gengiva, chamado de sutura, que levou uns cinco pontos mais ou menos.  A orientação foi para ficar tranquilo, repouso, higiene bucal normal sem bochecho. A medicação e uma semana para retirar os pontos.

Conclusão: Extrair dente é muito pior que implantar um. Viva a mastigação!!!

Olha ai embaixo como está ficando o sorrisão!

É isso aí! Abraços.

2 comentários:

  1. Marco,parabéns pelo seu belo sorriso,com apoio das novas técnicas da odontologia .Gostei muito de tomar ciência do seu processo de implantação dentária,estou em processo de preparação para me submeter à cirurgia para realização dos implantes .No sábado, realizei as últimas extrações.O seu depoimento confirmou as palavras do meu dentista,se já estava animada para a nova aventura,agora estou bem mais preparada.
    Muito boa a sua iniciativa de compartilhar este seu momento.Obrigada
    Excelente recuperação.
    Abraço/Adelia Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Adélia, a recuperação está indo muito bem. Que bom que, compartilhando minha experiência, te ajudou a ficar mais segura e tranquila quanto a esse processo de Implante. Que corra tudo bem com você !
    Abraços. Marco A. Ananias

    ResponderExcluir