Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Oficina "Agita Profissional de Saúde"

Após algum tempo sem postar por esse Blog ( os outros blogs solicitaram mais urgência para atualizações ) retorno aqui para registrar um momento importante, novo e bem agradável.


Fui convidado para ministrar a Oficina "Agita Profissional da Saúde" no curso de Atualização em Práticas Educativas em Saúde, por meio do Programa de Educação Profissional do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ, em 17/05/2011.
Aqui mais informações sobre o Curso: http://oticsbarra.blogspot.com/2011/04/curso-de-atualizacao-em-praticas.html

Basicamente a idéia central da Oficina era apresentar a importância da atividade física na promoção da Saúde e da Qualidade de Vida. Pretendíamos oferecer dois momentos. Inicialmente de forma teórica com auxílio de recursos de multimídia e acesso a Internet, foram exibidos vídeos sobre temas relacionados à oficina, apresentações de slides e documentos, que destacaram pontos importantes, que foram comentados, discutidos e onde surgiram algumas dúvidas ou experiências pessoais dos alunos que enriqueceram o nosso papo.


Em seguida, a proposta seria convidar os participantes para um momento prático e lúdico, onde vivenciaríamos com nossos corpos, uma atividade física que demonstrasse um pouco de tudo que foi falado. Pensamos em jogos ou um esporte adaptado mas infelizmente o espaço físico para esse movimento era ao ar livre, e devido a chuva forte daquele dia, não podemos realizar.


Mas não faltou um breve alongamento, realizado ainda na sala de aula, que mesmo simples e de fácil execução, nos proporcionou um grande bem estar e disposição para continuarmos a nossa jornada diária.


Quero Agradecer ao Prof. Adriano Theodoro e a Prof. Suze Rosa Sant'Anna pelo convite e pelo apoio na preparação do ambiente da apresentação e durante todo momento que estivemos juntos. Foi uma grande experiência e espero ter contribuído no enriquecimento de informações para o curso.


Seguem os Links das Apresentações, Documentos e Vídeos apresentados e/ou consultados:





A importância do exercício físico à qualidade de vida dos idosos
http://www.slideshare.net/fernandamayworm/a-importncia-do-exerccio-fsico-qualidade-de-vida-dos-idosos-2009







Vídeos:
Atividade Física faz bem ao cérebro
A memória e a atividade física 


Correr na rua ou na esteira?
Tênis adequados para corrida
Atividades complementares para corrida

e mais:

Não se esqueçam de conferir os cincos ritos tibetanos para manter a Fonte da Juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário