domingo, 5 de junho de 2011

NBT - O Novo Bola à Torre

 


Olá Pessoal,
Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma nova modalidade de jogo nas aulas de Educação Física no CIEP Patrice Lumumba.

O NOVO BOLA Á TORRE é um jogo de iniciação ao Esporte Basquetebol. Já existe e utilizamos muito o Bola à Torre tradicional mas fizemos algumas alterações nas Regras e por isso a redefinição do nome.

Vamos explicar como jogar na nova concepção:
Formar equipes com 5 a 10 jogadores. Um jogador de cada equipe será a Torre responsável por segurar a bola que para ele for lançada pelo seu time, pontuando para seu grupo.

O Objetivo do Jogo é o time somar mais pontos levando a bola da sua quadra até a Torre, que fica numa área circular localizada na outra quadra ( utilizamos o círculo do garrafão do Basquete).

O jogador Torre pode se deslocar somente dentro de sua área, onde mais ninguém pode pisar. A torre, ao segurar a bola arremessada, soma 2 pontos para equipe. Se deixar a bola escapar, ou pisar fora da área,não pontua. Em qualquer caso, após a conclusão da jogada, a posse de bola será do adversário.
Se houver invasão da área da torre por parte dos atacantes adversários, os pontos não serão válidos.

Se a invasão acontecer pelos defensores da Torre, o adversário terá direito a mais um arremesso livre caso a Torre tiver efetuado os 2 pontos, ou direito a dois arremessos livre se tiver ocorrido interferência irregular.

Cada Arremesso livre vale 1 ponto e é feito do círculo central da quadra para  a Torre, sem barreiras.

Na movimentação do jogo, os jogadores não podem andar com a bola na mão. Ao receber um passe, o jogador "congela" e deve passar a bola a um companheiro livre ou tentar o arremesso para Torre. Se andar com a bola, perde a posse da mesma que fica com o adversário no local.

Não se pode tomar, atacar ou encostar na bola que esteja na mão de alguém.
Se isto acontecer, aplicação de falta e posse de bola fica com adversário.

Se a falta foi no momento do arremesso à Torre, o adversário terá direito a mais um arremesso livre, caso a Torre tiver efetuado os 2 pontos, ou direito a dois arremessos livre, caso a bola não tenha sido pega . 

Cada Arremesso livre vale 1 ponto e é feito do círculo central da quadra para  a Torre sem barreiras.

Como não se pode andar com a bola, o mais importante é o bom passe e uma boa colocação de que está sem bola, se desmarcando, para pode recebê-la.

Sempre buscando aproximação da Torre, a hora certa de arremessar para a mesma, e levar os 2 pontos.

Vamos praticar e melhorar o NBT !

Gostariamos que várias escolas e vários professores experimentassem o Novo Bola à Torre. Quem sabe não lançamos um intercâmbio para desenvolver mais ainda essa possibilidade de Lazer, Iniciação Desportiva e Saúde?

Marco Ananias
marcoananias@gmail.com
@mananias




Nenhum comentário:

Postar um comentário